Brasileiros preferem TV, mas passam mais tempo na internet, diz Ibope


Rio de Janeiro, 7 mar (EFE).- A TV é o meio de comunicação preferido pela maioria dos brasileiros, com um favoritismo de 76,4%, mas é na internet que passam mais tempo por dia, em média 3 horas e 39 minutos, de acordo com uma pesquisa do Ibope sobre os hábitos de consumo de veículos de imprensa divulgado nesta sexta-feira pela Presidência.
Atrás da televisão, os meios de comunicação preferidos pelos brasileiros são a internet, com 13% do favoritismo, o rádio (8%), os jornais (1,5%) e as revistas (0,3%), de acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
A preferência pela televisão não impede que os brasileiros com acesso à internet gastem na média mais tempo diariamente na rede (três horas e 39 minutos) que em frente à TV (três horas e 29 minutos), segundo a pesquisa que escutou a 18.312 pessoas em 848 cidades dos 26 estados do país, mais o Distrito Federal, em outubro e novembro do ano passado.
O brasileiro com acesso à rede também dedica mais tempo diário à internet que à rádio (três horas e sete minutos) e à leitura de jornais impressos (uma hora e cinco minutos).
Segundo o Ibope, a TV, presente em 97% das casas do país, é o meio ao que os brasileiros mais têm acesso, seguida pelo rádio, ao qual 61% tem acesso, e a internet (47%).
Quanto à frequência de uso, 65% dizem ver televisão diariamente, 26% acessam a internet por dia e 21% ouvem rádio todos os dias.
Os jornais e as revistas seguem perdendo espaço no consumo de comunicação no Brasil.
Ao todo, 75% disseram não ler jornais e apenas 6% faz-o habitualmente, enquanto 85% afirmam não ler revistas e apenas 1% lê alguma diariamente.
Apesar disso, 53% confiam nas notícias publicadas nos jornais, 50% nas que escutam via rádio, 49% confiam nas que assiste pela televisão, 40% nas quais lê em revistas, 28% nas quais acessa em portais na internet e apenas 24% nas quais vê nos blogs na rede de computadores.
Apesar de 53% dos entrevistados terem dito não ter acesso à internet, 77% dos sondados com menos de 25 anos disse acessar habitualmente a rede, em contraste com 3% dos que têm mais de 65 anos.
"Percebe-se uma estreita relação entre a renda e os anos de estudo e o acesso a internet", segundo a primeira edição da "Pesquisa Brasileira de Mídia", que a Presidência se propôs encomendar anualmente.
Entre as famílias de renda mais alta, 78% têm internet em casa, porcentagem que cai para 16% entre as de renda mais baixa. Ao todo, 84% dos universitários diz aceder internet, contra o 20% dos que não completaram a primária.
Segundo a pesquisa, o que mais usam os brasileiros na internet são as redes sociais (71%), com destaque para o Facebook (63,6%). EFE

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